Notícias

10º ECOMIG será realizado por “uma casa de Letras, mas em diálogo com a Comunicação”

Os alunos do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (POSLING) do CEFET-MG são os responsáveis por organizar o 10º Encontro dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação de Minas Gerais (ECOMIG), que será realizado de 7 a 9 de novembro, no campus II do CEFET-MG. E, embora o POSLING esteja vinculado à Grande Área de Linguística, Letras e Artes, o Programa tem por característica a interdisciplinaridade com diversas áreas, como Comunicação Social, Design, Belas Artes, Cinema, História, entre outras.

De acordo com a vice-coordenadora do POSLING, professora Ana Elisa Ribeiro, a proporção de alunos de Letras e de outras áreas é de meio a meio. “Uma coisa como 51% de Letras e os outros 49% de várias áreas, mas principalmente de Comunicação Social. Muitos jornalistas atuantes na cidade e arredores foram e são nossos alunos. Também publicitários, relações públicas e produtores editoriais”, conta.

Ainda segundo Ribeiro, essa heterogeneidade que compõe o Programa é um desafio para todos, alunos e professores, já que precisam fazer dialogar essas áreas. “Somos um Programa com um caráter multidisciplinar muito em razão de dialogarmos com profissionais e pessoas formadas em tantas áreas diferentes, que nos trazem suas experiências, demandas e contribuições” diz a vice-coordenadora.

A realização do 10º ECOMIG no CEFET-MG, para a professora, “é importante porque nos consolida como uma casa em diálogo com a Comunicação. Um diálogo reconhecido, celebrado. Somos um programa de Letras, sem dúvida, mas temos fortes razões para interagir com a Comunicação. Além disso, a vinda do Ecomig pelas mãos dos nossos mestrandos e doutorados mostra como temos aceito desafios que ajudam na formação de todos, e como temos alunos autônomos e dispostos a enfrentar as questões da vida acadêmica”.

Já estão abertas as inscrições para o 10º ECOMIG. Acesse https://goo.gl/2zEvyM.

Sede do 10º ECOMIG, conheça um pouco mais sobre o CEFET-MG

A 10ª edição do Encontro dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação de Minas Gerais (ECOMIG) será realizada, pela primeira vez, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), em Belo Horizonte. Conheça um pouco mais sobre a Instituição que, de 7 a 9 de novembro, vai abrir as portas do campus II (av. Amazonas, 7.675, Nova Gameleira) a todos os estudantes de Comunicação do estado.

O CEFET-MG foi fundado em 23 de setembro de 1909, com o nome de Escola de Aprendizes Artífices. Hoje, conta com nove Unidades em todo o estado de Minas Gerais (Araxá, Belo Horizonte, Contagem, Curvelo, Divinópolis, Leopoldina, Nepomuceno, Timóteo e Varginha), 128 cursos, sendo 20 de pós-graduação, e mais de 10 mil alunos.

Entre os cursos de pós do CEFET-MG, há o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (POSLING), recomendado pela Capes em 2008, que está na área de concentração “Tecnologias e processos discursivos” e conta com quatro linhas de pesquisa: 1) Literatura, Cultura e Tecnologia; 2) Discurso, Mídia e Tecnologia; 3) Linguagem, Ensino, Aprendizagem e Tecnologia; e 4) Edição, Linguagem e Tecnologia. Os alunos do POSLING estão responsáveis pela organização do 10º ECOMIG, que está com inscrições abetas até o dia 1° de setembro.

Para conhecer mais sobre o CEFET-MG, assista ao vídeo institucional.

Inscrições para o 10º Ecomig

Já estão abertas as inscrições para o 10º Encontro dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação de Minas Gerais (ECOMIG), que, em 2017, será realizado no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), de 7 a 9 de novembro de 2017.

Inscreva-se: https://goo.gl/2zEvyM

Participações já confirmadas

Além dos GTs, o 10º ECOMIG vai contar com a participação de pesquisadores consolidados nas áreas de Comunicação, Letras, além de profissionais de coletivos midiativistas, em minicursos, conferências e mesas temáticas, partilhando suas inquietações sobre os processos comunicativos e discursivos contemporâneos. Um desses especialistas já confirmados é a professora e pesquisadora do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Raquel Recuero, que é doutora em Comunicação e Informação e atua com Comunicação e Linguística Aplicada, com ênfase em redes sociais na Internet, discurso mediado pelo computador e difusão de informações na Internet. Em breve, outros conferencistas e palestrantes serão divulgados.

Inscrições abertas para o X Ecomig

Estão abertas, até o dia 15 de setembro, as inscrições para o 10º Encontro dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação de Minas Gerais (ECOMIG), que, em 2017, será realizado no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), de 7 a 9 de novembro de 2017.

Com o tema “Comunicação, política e diversidades: diálogos e reflexões interdisciplinares”, o evento terá, ao todo, quatro grupos de trabalho, a saber: GT1 – Linguagem e narrativas; GT2 – Diversidades, processos sociais e comunicacionais; GT3 – Comunicação digital e interações comunicativas; e GT4 – Estética e estudos da imagem. Acesse o menu “Grupos de Trabalho” e  conheça, em detalhes, cada um dos grupos de trabalho.

E-BOOK 2014/2015

capa_ebook_2015

[Clique na imagem para baixar o E-Book]

Prezados e prezadas pesquisadores e pesquisadoras,

A Comissão do Encontro dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
de Minas Gerais (ECOMIG) tem a alegria de informar sobre o lançamento
do E-Book “Práticas e Fenômenos: comunicação em devir”.
A publicação é fruto das reflexões debatidas durante a realização do ECOMIG
em 2014 na PUC Minas. A obra é composta por trabalhos de alunos, alunas e professores das universidades PUC Minas, UFJF e UFMG.

Os textos se dividem em quatro eixos temáticos:
– CULTURAS E PROCESSOS CONTEMPORÂNEOS: diversidade de olhares
– PRÁTICAS CINEMATOGRÁFICAS: gênero, ficcionalidade e estética
– COMUNICAÇÃO NA INTERNET: atores e fenômenos articulados em rede
– NARRATIVAS MIDIÁTICAS: discursos em interseção