Edição 2017

A 10ª edição do Encontro dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação de Minas Gerais (ECOMIG) será realizada no campus II do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) (av. Amazonas, 7.675, Nova Gameleira), de 7 a 9 de novembro de 2017. Com o tema “Comunicação, política e diversidades: diálogos e reflexões interdisciplinares”, o 10º ECOMIG contará com pesquisadores em Comunicação, Letras e áreas afins, partilhando suas inquietações e apresentando pesquisas sobre os processos comunicativos e discursivos contemporâneos, dando ênfase às questões relativas aos aspectos políticos e inerentes às diversidades em sentido lato.

Criado em 2008, o ECOMIG tem o objetivo de promover o diálogo e o aprimoramento de pesquisas em Comunicação desenvolvidas em Minas Gerais. Desde sua criação até o ano de 2014, o evento envolveu alunos dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF, UFMG e PUC Minas. Já em 2016, houve a participação de pesquisadores da FUMEC, UFOP, UFU e do CEFET-MG, potencializando o viés de troca entre os PPGs participantes.

A justificativa de o CEFET-MG, por meio dos seus pós-graduandos apoiados pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (POSLING), sediar a edição de 2017 do ECOMIG reside, entre outros aspectos, nesse desejo de o evento aprimorar o seu caráter interdisciplinar, o que coincide com os próprios anseios do CEFET-MG. Ademais de o POSLING abrigar muitos pesquisadores da área de Comunicação (especialmente nas suas linhas de pesquisa II e IV), essa abertura à interdisciplinaridade possibilita uma aproximação (e troca de experiências) entre o CEFET-MG como um todo e outros PPGs.

Por tudo isso, o 10° ECOMIG convida pesquisadores da Comunicação e da Letras a partilhar inquietações e contribuições de suas pesquisas, sobretudo aquelas relacionadas ao difícil atual momento político-social.