Conferencistas e Palestrantes

15826451_10154916241318453_8904510746362556677_nRaquel Recuero

É professora e pesquisadora do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Tem experiência na área de Comunicação e Linguística Aplicada, com ênfase em redes sociais na Internet, discurso mediado pelo computador e difusão de informações na Internet.

20542903_1635850493154929_1268468935_o

Agatha de Souza Azevedo

É jornalista, fotógrafa, videomaker, repórter e editora. Formou-se em jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. É pesquisadora, com artigos publicados nas áreas de arte, estética, política, educação, extensão universitária e mídia livre. Educomunicadora, atuou e atua em projetos com crianças, jovens e adolescentes, destacam-se o Opina Juventude, em parceria com a ONG Internet Sem Fronteiras, e o projeto Câmara Escura, com a Ciranda do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Fez parte da Mídia NINJA entre 2013 e 2016, e integrou o grupo fundador dos Jornalistas Livres, no começo de 2015. Foi articuladora de juventude e comunicação no Vale do Jequitinhonha. É membro do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, militante feminista e pelo direito à comunicação e à infância e juventude. Atualmente, trabalha como fotógrafa, oficineira de educomunicação, assessora de imprensa na área da cultura independente, e é coordenadora do núcleo mineiro dos Jornalistas Livres, cumprindo também o papel de editora e articuladora da rede em nível nacional.

CarlosAlbertoEditCarlos Alberto de Carvalho

É professor adjunto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, onde desenvolve pesquisas sobre Jornalismo, Narrativa, Aids, Homofobia e Relações de Gênero, com financiamentos da Fapemig, da Capes e do CNPq. É um dos coordenadores do Grupo de Estudos Tramas Comunicacionais: Narrativa e Experiência, com artigos publicados em periódicos e capítulos de livros, além de livros publicados individualmente, em colaboração e como organizador, no Brasil e no exterior. Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutor pela Universidade do Minho, Portugal. Dentre os livros publicados estão Visibilidades mediadas nas narrativas jornalísticas – a cobertura da Aids pela Folha de S. Paulo de 1983 a 1987. São Paulo: Annablume, 2009; Jornalismo, homofobia e relações de gênero. Curitiba: Editora Appris, 2012; Jornalismo e homofobia: mapeamentos e reflexões. São Paulo: Intermeios Casa de Artes e Livros, 2012, publicação conjunta com Brunos Souza Leal; Jornalismo: cenários e encenações. São Paulo: Intermeios Casa de Artes e Livros, 2012, publicação conjunta com Mozahir Salomão Bruck; e Textualidades mediáticas. Barcelona: Editorial UOC, 2017, publicação organizada com Bruno Souza Leal e Geane Carvalho Alzamora. Pesquisador 2 do CNPq (Bolsa Produtividade).

CarlosMagnoEdit

Carlos Magno

Coordenador do PPGCOM UFMG, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – Fafich/UFMG. Fundador do Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional (UFMG). Integrou o Grupo de Pesquisa Poéticas da Experiência, o Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH) da UFMG, o Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia. Integrou a comissão para a elaboração da resolução sobre Direitos Humanos na UFMG. Presidiu a Comissão de Implantação do Nome Social, na UFMG. Pós-Doutor em Comunicação pela Universidad Complutense de Madrid, Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Suas pesquisas abordam: performance e gênero; corpo, teatralidade e homossexualidade masculina.

Daniel_Camargos_edit

Daniel Camargos

Vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG). Atua como repórter freelancer e já escreveu e escreve para diversas publicações, entre elas: Al Jazeera, BBC Brasil, Piauí, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, Carta Capital, Caros Amigos, Brasil de Fato e Auto Esporte. Trabalhou por 13 anos como repórter de política, economia, cidades e automóveis nos jornais Estado de Minas e O Tempo. Foi finalista dos prêmios Esso (2015 e 2010), CNT, CNH, Cbic e venceu os prêmios Délio Rocha, Chico Lins e Abraciclo. Jornalista formado pela Puc Minas em 2003.

20613946_1635886026484709_1627360598_n Hila Rodrigues

É professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É doutora em Ciências Sociais pela PUC Minas. Atuou no mercado durante mais de duas décadas ininterruptas – especialmente em jornalismo impresso e radiojornalismo, com ênfase nas editorias de política e economia –, período em que foi agraciada com os prêmios Esso, Líbero Badaró, Icatu e Fiat Allis. Atualmente, dedica-se a estudos e projetos nos campos do jornalismo político, jornalismo econômico, teorias do jornalismo, narrativas e linguagens, jornalismo em HQs, mídia e juventude.

josemeire-alves-edit

Josemeire Alves Pereira

Doutoranda em História, vinculada ao Centro de Pesquisa em História Social da Cultura (Cecult), da Unicamp. Pesquisa temas relacionados à história do racismo no Brasil, com atenção às experiências de liberdade da população negra no Pós-Emancipação; também aqueles concernentes às representações sociais sobre favela, memória, cultura e patrimônio em Belo Horizonte. Colaboradora da Casa do Beco, instituição cultural criada e gerida por jovens moradoras e moradores do Aglomerado Santa Lúcia.

sonia-pessoa-edit

Sonia Pessoa

Professora do Departamento de Comunicação e do PPGCOM/UFMG, Sônia Pessoa é uma das fundadoras e coordenadoras do Afetos: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Acessibilidade e Vulnerabilidades. É Doutora em Estudos Linguísticos (Poslin/UFMG), com estágio doutoral na Université Paris Est-Crèteil / Le Céditec (Centre d’étudedesdiscours, images, textes, écrits, communication (Paris, França) com a pesquisa Estética da diferença: contribuições ao estudo da deficiência e das redes sociais digitais como dispositivos de miseenscéne, mestre em Estudos Linguísticos (Poslin/UFMG) e graduada em Comunicação Social/Jornalismo (FAFI-BH).